Explorando termos em inglês sobre negócios

Por Carlos Eduardo de Lima Peres

O mundo dos negócios internacionais é repleto de terminologias específicas – e majoritariamente em inglês. Termos como ‘Market Share’, ‘Benchmarking’ e ‘Supply Chain’ são fundamentais para compreender as nuances das operações comerciais globais e tomar decisões estratégicas eficazes. Neste artigo, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre alguns desses conceitos.

Market Share: esse é o termo usado para descrever a porcentagem das vendas totais de um produto ou serviço que pertence a uma determinada empresa, em comparação com todas as outras empresas que vendem o mesmo produto ou serviço. Em outras palavras, é a fatia do bolo que você conquistou em comparação com todos os seus concorrentes. Saber qual é o seu Market Share ajuda a entender não só o tamanho e a força da sua empresa, mas também onde você se posiciona no jogo competitivo do mercado.

Benchmarking: É uma estratégia que permite às empresas aprender com as melhores práticas do seu setor. Ao estudar o que os concorrentes fazem bem, você pode identificar oportunidades de melhoria e implementar novas estratégias que ajudam a sua empresa a se destacar e ser mais competitiva no mercado.

Supply Chain: A cadeia de suprimentos é como uma linha de produção gigante, que conecta todas as etapas envolvidas na criação e entrega de um produto. Imagine um celular: ele começa como minério de ferro extraído de uma mina, passa por diversas fábricas onde é transformado em componentes eletrônicos, é montado, embalado e, finalmente, chega até você, o consumidor. A cadeia de suprimentos engloba todos esses processos, desde a extração da matéria-prima até o momento em que o produto é vendido.

Stakeholder: Um stakeholder é qualquer pessoa ou grupo que tem um interesse direto ou indireto em uma empresa. São todas aquelas pessoas que podem ser afetadas pelas decisões e ações da empresa, como os funcionários, que dependem da empresa para garantir seu sustento, os clientes, que utilizam os produtos ou serviços da empresa, os acionistas, que investem seu dinheiro na empresa, e até mesmo a comunidade onde a empresa está localizada.

SWOT Analysis: Você já parou para pensar em tudo o que pode ajudar ou atrapalhar um negócio? A Análise SWOT é uma ferramenta que serve para mapear todas essas coisas. É como se você estivesse jogando um jogo de tabuleiro: as forças (Strengths) são as suas peças mais fortes, que te ajudam a vencer; as fraquezas (Weaknesses) são as suas peças mais fracas, que te deixam vulnerável; as oportunidades (Opportunities) são os caminhos que você pode seguir para ganhar o jogo; e as ameaças (Threats) são os obstáculos que você precisa superar. Na prática, a análise SWOT ajuda as empresas a entenderem melhor a sua situação atual, a identificar seus pontos fortes e fracos, e a aproveitar as oportunidades para cresce

No universo corporativo, a comunicação é fundamental. Ao se familiarizar com termos como ‘Market Share’, você não só conseguirá entender melhor os relatórios e as conversas com seus colegas, mas também conseguirá interagir de forma mais eficiente com clientes e parceiros internacionais. É como falar a língua padrão dos negócios globais.

#MarketShare #Benchmarking #SupplyChain #Stakeholders #SWOTAnalysis #Business

TopScore Languages
Tel/WhatsApp +55 19 9 91473363
contato@topscoreenglish.com
www.topscoreenglish.com

ATTC (Authorized Toeic Test Center)
TOEIC®, TFI®, TOEFL ITP®  , TOEFL Primary® e TOEFL Junior®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *