Motivação para aprender

Motivação

Por Teacher Ana Lúcia Scorsi

Fiz uma pergunta recentemente em rede social perguntando aos meus amigos e conhecidos o motivo que uma pessoa faria e faz um curso de Inglês hoje em dia. Obtive as mais diversas respostas como o famoso “os pais obrigam”, “Eu preciso para o meu emprego”, ou até “se eu quiser arranjar qualquer emprego e crescer na carreira, preciso do Inglês”.

Não quero passar vergonha

Notei pouquíssimas pessoas realmente almejam aprender essa língua por um sonho que sempre teve ou por gostar de aprender. Sem esquecer as pessoas que querem ter esse idioma pra não “passar vergonha” quando for viajar para um país de língua inglesa.

Mas cadê a motivação de verdade?

O problema que vejo com isso tudo é que com todas essas respostas que tive, não vi quase ninguém com motivação. E sinceramente, são raros os casos em que se verdadeiramente aprende algo na marra, ou por obrigação. Por isso achei importante escrever este texto. Creio que por mais que a pessoa se sinta no sufoco de “TER” que aprender uma língua nova, esta deve procurar outras motivações para fazê-lo.

Pense nisso de outra maneira

Como um auto convencimento para seu próprio cérebro, para dizer a ele que você vai conseguir, pois quer muito. Tente ver pelo lado benéfico de aprender uma língua nova (ou até qualquer outra coisa que tenha que aprender hoje em dia); você poderá entender melhor os filmes, seriados, aquela música que você ama, mas até hoje não entende o que estão falando. Pense que se ganha conhecimento cultural juntamente com o aprendizado de outros países através das aulas de Inglês (Francês, Espanhol, Italiano, Japonês, etc.). Enfim, tem um mundo vasto de coisas muito interessantes mundo afora que, através de simples aulas de línguas, você acaba aprendendo junto.

E quando a pessoa só precisa de um certificado?

Outro problema que precisa ser sanado quanto antes é quando a pessoa não tem interesse de realmente saber e entender a língua, e só quer um certificado para comprovar sua proficiência. Isso gera descontentamento próprio, acarreta na pessoa largar o curso uma porção de vezes, falta muito nas aulas, com isso tudo acaba não vendo progresso em seus estudos e consequentemente a pessoa larga de um curso e começa outro, pensando que neste outro lugar tudo será diferente por mil promessas que ouvem numa propaganda de TV que você conseguirá aprender Inglês fluente em 6 meses. Gente, isso tudo é balela. Isso vai de cada pessoa. E o interesse tem que vir junto.

Procrastinação

Outra coisa que ocorre muito também é a famosa procrastinação. Aaaahhhh, essa todos conhecem, ela é bem famosa. Como driblar esta que nos persegue? Como disse acima, número 1 é procurar o que te motiva. Com isso já estará um passo a frente de muitos. Monte um cronograma diário de estudo e CUMPRA-O. Quando digo monte, não é mentalmente. Coloque mesmo no seu calendário e alarme e faça. Isso tende a criar um hábito e isso se transforma em algo bom e positivo. Estabeleça uma meta e o tempo que você quer atingi-la. Não adianta ter metas sem um prazo. Isso só vira uma promessa a ser cumprida e não adianta nada.

Concluindo

Para terminar todo esse pensamento, eu realmente gostaria de plantar essa sementinha na cabeça de todos que estiverem lendo este texto e também lançar esse desafio para quem tem tanta dor de cabeça para aprender um novo idioma. Pare e pense um pouco. Reflita de verdade qual o seu posicionamento quanto ao aprendizado. Você é uma pessoa desmotivada, obrigada a fazer tal coisa e, portanto acaba virando um procrastinador, ou você gostaria de se tornar uma pessoa com um pouco mais de facilidade para aprender coisas novas e abrir novos horizontes com poucos simples passos por dia. Não precisa estudar 3 horas por dia não. Apenas uns 15 a 30 minutos já basta! Separe este tempo para si!

TopScore Languages
Tel/WhatsApp +55 19 9 91473363
contato@topscoreenglish.com
www.topscoreenglish.com

ATTC (Authorized Toeic Test Center)
TOEIC®, TFI®, TOEFL ITP®  , TOEFL Primary® e TOEFL Junior®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *